" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas
A importância do culto familiar
O Senhor Jesus disse às pessoas que tiveram o privilégio de ouvir o Sermão do Monte:"Observai as aves do céu" (Mt 6:26).As aves nunca iniciam seus labores do dia sem louvar a Deus com seus trinados,empoleiradas nas ramas das árvores sob o céu azul.Tampouco vão dormir sem fazer o culto vespertino.
Não há experiência mais doce e sublime no lar onde Sua voz é ouvida cedo de manhã.E não apenas de manhã,mas também ao anoitecer,no final das lidas do dia.É lindo repetir o salmista:"Em paz me deito e logo pego no sono,porque,SENHOR,só tu me fazes respousar seguro."(Sl 4:8)Se amanhecemos e anoitecemos com Deus,é muito possível que caminhemos com Ele durante o dia todo.Assim,o culto em família deixa de ser simples liturgia.Trata-se de um plano de vida,de um estilo,forma de vida.
Bençãos do culto matutino
Muitos salmos são poemas ao cânticos do amanhecer:"Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome,ó Altíssimo,anunciar de manhã a tua misericórdia e,durante as noites,a tua difelidade" (Sl 92:1,2).E há outras gemas preciosas no livro de Salmos,o verdadeiro hinário do povo de Deus.
O espírito de louvor,expressado no culto,é valiosa herança para os filhos e os filhos dos filhos.
A missão de salvar a família para o reno dos Céus é algo que compete aos pais.Que você e sua casa sejam salvos é imperativo divino notado na mensagem bíblica como um todo.É verdade que a salvação é absolutamente individual,porque o filho não será salvo pelo pai,nem este pelo filho.Mas também é verdade que a salvação não é individualista.É uma responsabilidade solidária dos pais para com os filhos.
Todos os pais devem estar comprometidos com a sagrada comissão da salvação de sua descendêmcoa.Jesus madrugava (Mc 1:35)e,a cada dia,entregava Sua agenda ao Pai para que definisse o que Ele deveria fazer.
É muito provável que depois de Sua intensa devoção pessoal,participasse do culto matutino e vespertino de Sua família.Seus irmãos,o livro de Atos registra,faziam parte do núcleo da igreja apostólica (At 1:14).Não se converteram ao Senhor enquanto este vivia,mas depois de Sua morte e ressurreição.
As bênçãos do amanhecer são muito especiais.É a hora do culto matutino.As flores luçosas,O sereno matutino se evapora,as aves cantam.Tudo na natureza nos faz lembrar que há um Senhor e Deus a quem devemso implorar a bênção do dia.E os olhos do Senhor não dormem,Seus ouvidos sempre estão atentos para cuidar de nosso caso,ainda que pareça ser insignificante.
Bênçãos do culto vespertino
Uma das bênçãos especiais do culto vespertino é o espírito do perdão."Irai-vos e não pequeis;não se ponha o sol sobre a vossa ira: (Ef 4:26).Não se pode deixar sem resolução os problemas do dia.Não se deve ir dormir inimizados.É perigoso que dois inimigos se deitem juntos no mesmo leito.É melhor  reconciliarem-se,ainda que tenham brigado durante o dia.Assim,o culto vespertino se torna oportunidade para pedir perdão.Esta é a melhor terapia para todos os males do espírito.O que ofende tem a oportunidade de pedir perdão e o ofendido tem a oportunidade de perdoar,mesmo antes que se lhe peça o perdão.Jesus,na cruz,não esperou que Seus ofensores lhe pedissem perdão,e clamou agonizante:"Pai,perdoa-lhes,porque não sabem o que fazem." (Lc 23:34)O amor e o perdão cobrem multidão de pecados.Mas nunca serão multidão se tão somente pedirmos o perdão a cada dia.

     Dr. Luís Alberto del Pozo Moraes,é pastor associado da Seventh-day Adventist White Memorial Church,Los Angeles,Estados Unidos.
Família Esperança